quarta-feira, 27 de junho de 2012

Professores e promoção da leitura: dez ideias

POR Ana Garralón
Ana GarralónAna Garralón trabalha com livros infantis desde finais dos anos 80. Colaborou como leitora para muitas editoras, trabalhou dando oficinas sobre temas de formação e incentivo à leitura e livros informativos nas mais importantes instituições. Escreve regularmente na imprensa. Publicou Historia portátil de la literatura infantil (Anaya, 2001), a antologia de poesia: Si ves un monte de espumas (Anaya, 2002) e uma seleção bibliográfica para mediadores: 150 libros infantiles para leer y releer (CEGAL, Club Kirico, 2012).  Saiba mais sobre ela em anatarambana.blogspot.com.



Você é professor? Então, certamente, voce deve estar muito ocupado em cumprir o programa e sem tempo nenhum para fazer atividades especiais. No entanto, é muito valiosa a influência que você tem sobre seus alunos no que se refere à leitura. Conseguir alunos leitores ajuda muito no entendimento de muitas disciplinas e os transforma em pessoas curiosas e cheias de vitalidade. E o melhor é que não precisa fazer muito. Basta ter consciencia do trabalho e fazer pequenas ações diárias.
Aqui vão algumas ideias:
1. Todos os professores podem promover a leitura. Não importa se a sua disciplina é ciências ou literatura. Pensa-se em geral que as atividades de leitura são de conteúdo exclusivo dos professores de línguas, mas não é assim. Em todas as disciplinas se lê e em todas elas existem livros maravilhosos a serem descobertos.
2. Amplie sua ideia de leitor. Leitor é aquele que lê um romance, mas também aquele que lê um texto científico, um gibi ou um jornal.
3. Pergunte a seus alunos, todos os dias, se eles estão lendo alguma coisa. Talvez no começo eles não se envolvam muito, mas se você repetir a pergunta e aceitar as respostas, não importa o que digam que estão lendo, em breve você terá um grupo discutindo suas leituras. Não faça isto como se fosse uma atividade, mas como algo rápido e espontâneo.
4. Não julgue o que eles leem. Valorize o  esforço e, acima de tudo, conheça e reconheça os interesses. Talvez você até mesmo se anime a ler alguma coisa que eles estejam gostando nesse momento.
5. Compartilhe as suas leituras. Se você está lendo um livro que lhe agrada,  fale brevemente sobre isso. Compartilhar é uma das bases da promoção da leitura. Você pode dar alguma explicação sobre os autores, o estilo ou o tema. Com isso você estará fornecendo pistas para que eles façam seus próprios comentários.
6. Leia em voz alta em sala de aula. Um fragmento, um recorte de jornal, uma notícia relacionada à sua disciplina. Tudo é válido para despertar o gosto pela leitura. Incluir livros na prática diária significa que a leitura é algo natural, necessário e uma parte normal do dia.
7. Indique livros. Se suas aulas são de ciências, filosofia ou educação artística, procure de vez em quando um livro direcionado à idade de seus alunos. Uma biografia, um ensaio de divulgação, uma revista, um artigo.

8. Comente. Se gradualmente eles vão tomando coragem para discutir suas leituras, por que não escolher, de tempos em tempos, um livro entre aqueles que estão interessados em compartilhar?
9. Aconselhe. Com seus conselhos e com o interesse que você demonstra pelas leituras de seus alunos,  eles se sentirão apreciados e você será mais do que o "professor" que ensina. Eles vão lhe ver como alguém diferente e excepcional.
10. Incentive. Em cada promoção, seus alunos vão lembrar de você como uma pessoa dedicada e cheia de interesse. Não é isso também um objetivo da educação? Incentive-os a viver com paixão e entusiasmo. Será uma lição para a vida toda e eles a relacionarão diretamente com os livros.
 ***
Na home, a imagem em destaque é The Baron in the Trees (2011), da artista Su Blackwell, a quem a Emília agradece. Conheça mais sobre o trabalho de Blackwell em www.sublackwell.co.uk

Imagem que ilustra a abertura é de Su Blackwell, The Baron in the Trees, 2011.

Fonte: Revista Emilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário