sexta-feira, 1 de abril de 2011

Projeto 'Sacola da Leitura' vai espalhar livros por Penápolis

Da Redação  31/03/2011

'Sacolas da Leitura' serão colocadas em vários pontos: ideia é ler livros e voltar a 'libertá-los'
 
A Biblioteca Pública Municipal "Prof. Fausto Ribeiro de Barros" vai começar a espalhar em diversos pontos de Penápolis sacolas com livros a partir desta sexta-feira. A pessoa que achar a sacola poderá levar os títulos para casa. Entretanto, é importante que após a leitura, coloque a sacola em qualquer outro ponto, ou simplesmente repasse para outra pessoa ler.

Esse é o projeto "Sacola da Leitura", uma iniciativa da biblioteca e da Oficina de Criação da 1ª Casa de Penápolis, que tem por objetivo difundir o hábito de leitura, formar novos leitores e propiciar o acesso direto ao livro em vários locais da cidade.

As "Sacolas da Leitura" serão colocadas em vários pontos, como praças, bancos de igrejas, bares, lanchonetes, lojas, clubes, hospitais, salas de esperas de dentistas, médicos, creches, escolas e uma multiplicidade de lugares frequentados por muitas pessoas no dia a dia.

LIBERTAR

Segundo nota divulgada à imprensa, a ideia é realmente "libertar" o livro, deixar que muitas pessoas tenham acesso a ele de uma maneira mais fácil, criando em Penápolis uma grande biblioteca aberta em vários pontos.

Para participar do projeto, é preciso apenas cumprir duas regras: ler e novamente libertar o livro, colocando-o em outro ponto da cidade ou emprestando-o para outra pessoa que deseje lê-lo, sempre dentro da sacola.

As sacolas que carregam os livros foram doação da empresa Canta Claro. O projeto recebe apoio das secretarias municipais de Educação e de Cultura.

ORIGEM

O projeto "Sacola da Leitura" foi inspirado no conceito bookcrossing, a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a libertar e assim sucessivamente. Essa prática foi difundida nos Estados Unidos e Europa e já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países. (Com informações da Prefeitura)

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