quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Campanha "George, o curioso"

A Biblioteca do Congresso Americano em parceria com o Ad Council, Universal Partnerships & Licensing and Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company para desenvolver campanhas de interesse público que caracterizem os personagens da série "George, o Curioso" para incentivar os pais a lerem com os filhos. Na imprensa, televisão e outdoors com os recursos de George e seu melhor amigo e mentor, "O Homem do Chapéu Amarelo", ler os livros juntos e pedindo aos pais para "Ler para seu filho hoje e inspirar o amor pela leitura."


Animação na leitura:

Dê ao seu filho a opção de ler o que eles querem. Isso ajuda-os a criar sua própria identidade e o interesse na leitura.

  • Encontrar os autores que o seu filho goste, e construa as conexões e emoção sobre a leitura;
  • Escolha todos os tipos de livros, tais como não-ficção, ficção e determinados temas. Exponha a vários tipos de literatura e também ajude a determinar a sua preferência pessoal;
  • Sugerir livros que se baseiam em experiências pessoais, como amizade, família, viagens, animais de estimação ou esportes;
  • Pense nos três I's: Interesse, Integração e Invenção
  • Descubra a lista dos livros mais procurados de sua biblioteca.
Faça a leitura juntos:
  • Leia em voz alta para seu filho e com seu filho. Revezem lendo os livros com eles - que promovam a confiança e o relacionamento com a literatura;
  • As crianças mais velhas se beneficiam com a leitura em voz alta - ouvir um adulto ler com fluência e discutir um livro traz grandes benefícios;
  • A pesquisa mostra que a leitura em voz alta para seu filho:
    - Aumenta o seu vocabulário,
    - Melhora a sua capacidade de atenção,
    - Melhora o desenvolvimento emocional,
    - Estimula a imaginação,
    - Cria a compreensão de outras culturas e estilos de vida,
    - Melhora a habilidade de resolução de problemas e críticas.
 Sugestões para leitura em voz alta:
  • Escolha um livro que sirva para a leitura em voz alta - contos, livros engraçados ou assustadores são sempre divertidas;
  • Fazer da leitura uma hora especial. Encontre um lugar aconchegante e confortável para ler;
  • Ser versátil. Você lê pra eles, ou eles leiam para você. Revezem;
  • Apresente o autor e ilustrador. Discutir o que fazer com seu filho. Dizer o nome do autor e ilustrador, mostrando que os livros são criados por pessoas reais;
  • Fale sobre o livro - faça perguntas sobre o que gostou e não gostou, o que achou interessante, etc.;
  • Mostrar as fotos, enquanto você lê.
  • Leia com expressão.
  • Leia juntos todos os dias!
O que se pode esperar de uma criança a ler um livro?

Os 3 I's:

  • Interesse: Quando uma criança quer um livro de informação e / ou diversão.
    - Construa os seus interesses, hobbies, atividades favoritas ou uma viagem que você fez, pedindo-lhes se eles gostariam de um livro sobre um desses temas. 
  • Integração: usar a leitura como uma conexão com outras disciplinas - matemática, ciências, artes, esportes, música e muito mais.
    - Descubra o que seu filho está interessado e sugerir livros desse assunto disponíveis na biblioteca ou livraria. Conecte a leitura com as experiências de sua casa. Por exemplo, encontrar um livro sobre as máquinas que ajudam a explicar porque um brinquedo ou um relógio não está funcionando.
  • Invenção: criação de algo que se relaciona a um livro.
    - A leitura que estimulam as criações ou invenções das crianças. Por exemplo, uma criança que tenha lido o livro, "Cachinhos Dourados e os Três Ursos" pode querer criar mingau que Papai Uso iria comer. A criatividade motivam as crianças ainda mais os seus interesses pela leitura.

Um comentário: