sexta-feira, 5 de março de 2010

Leitura: a melhor opção para seu filho

Danielle Cassiano
Era uma vez... Essas três palavrinhas mágicas têm o poder de criar mundos e despertar a imaginação de pequenos ao lerem ou ouvirem muitas histórias infantis. A partir disso, castelos e princesas vão surgindo, lobos-maus e vovozinha também trazem o cenário e a fantasia para a vida de cada pequenino com a ajuda de seus personagens.

É por meio do incentivo a leitura desde a infância, que as crianças podem começar a construir sua própria personalidade, pois além de ser uma atividade divertida, o enredo das historias traz para os leitores mirins conceitos sobre o certo e o errado e o bem e o mal - na maioria das vezes através da conduta dos personagens apresentados.

Larissa Oliveira, de dez anos, é uma leitora assídua de livrinhos de coleções bíblicas em casa e afirma que adora ler “principalmente as histórias da Bíblia”, e que na escola quando a professora pede para ler um texto, fica treinando bastante pra ler melhor.

A criança que pratica o hábito da leitura desde cedo desenvolve mais rápido o senso critico, a auto confiança, e adquire maior facilidade em entender o mundo que a cerca, da mesma forma que no aspecto estudantil a dicção é mais bem trabalhada à medida que este hábito é feito com freqüência.

São inúmeras as vantagens do incentivo a leitura para as crianças, no entanto essa iniciativa tem maior eficácia quando começa em casa. Os pais tornam-se parte essencial para que este método de melhoria na vida dos filhos dê bons frutos a médio e longo prazo.

Pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecerem e se habituarem ao ambiente em que vivem e a desenvolverem atitudes que os influenciarão até a vida adulta. Em alguns casos, esse interesse é o reflexo do que se tem em casa, por isso, é necessário que os pais viabilizem o acesso dos pequenos herdeiros a todo material de leitura tais como revistas e livros.

Para a mãe de Larissa, Adenalia Nascimento Oliveira, ler é muito importante. “Eu sempre incentivei minha filha a ler e mesmo quando ela era menor, a presenteava com livros de gravuras coloridas. Acho importante, porque além de ser fundamental para ela agora em seu desenvolvimento escolar, antes ela já se familiarizava com as cores e desenhos”.

Para a mãe de Larissa, Adenalia Nascimento Oliveira, ler é muito importante. “Eu sempre incentivei minha filha a ler e mesmo quando ela era menor, a presenteava com livros de gravuras coloridas. Acho importante, porque além de ser fundamental para ela agora em seu desenvolvimento escolar, antes ela já se familiarizava com as cores e desenhos”.
A interação da familia na hora da leitura é
muito importante, além de divertida

Segundo Noelice Francisca de Sousa, coordenadora de uma escola de Ensino Fundamental na Região do ABC, para que a perfeita alfabetização infantil aconteça na vida de uma criança, é necessário existir um trabalho em “equipe. “A relação dos pais, com os educadores e também com os métodos de ensino que a escola adota tem que andar em harmonia para que desenvolvimento criança seja contínuo”, explica.

 Atualmente, com a ajuda de mecanismos tecnológicos e até mesmo com novas ferramentas didáticas, as escolas têm percebido um grande avanço quanto ao interesse dos alunos pela leitura durante o período em que estão na escola. A coordenadora nos fala ainda sobre a concorrência que existe entre a prática da leitura e outras mídias como a televisão e a internet, e acrescenta que “a concorrência é mais intensa a partir da pré-adolescência. Na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, vemos a criança como um leitor em potencial, que é atraído pelas ilustrações e as cores dos livros”.

Recreação

Apesar da possibilidade que a idade das crianças tem de contribuir como fator decisivo pelo interesse pela leitura, existem hoje métodos e ferramentas que vem sendo exploradas para estimular o interesse dos baixinhos pelo fantástico mundo da leitura.
Muitas bibliotecas e livrarias atualmente dispõem de um cantinho exclusivo para o completo entretenimento e informação das crianças enquanto estão utilizando suas dependências. Michele Carvalho trabalha em uma livraria no centro no centro da cidade de São Paulo há três anos e desde então é a responsável pela diversão no Cantinho da Leitura, que funciona todas as tardes dentro da livraria.

Michele conta sobre o dia a dia em seu trabalho e a realização profissional. “Desde que comecei a trabalhar nesse segmento me satisfaço a cada dia. A programação é feita de acordo com a vontade das crianças, têm dias que só leio historias e todos parecem extasiados com o destino dos personagens, em outros, trabalho com fantoches, DVDs e musiquinhas”.

O apoio de materiais diversificados para atrair a atenção dos meninos e meninas é um grande aliado, de acordo com Michele. “É interessante surpreendê-los para não cair na rotina ou tornar o assunto maçante ou cansativo, por isso sempre faço atividades variadas, ora narrando historias, ora cantando ou ouvindo alguma história em DVD. Acredito que a minha participação nessa parte dá a liberdade de expressão para eles na maioria das vezes”.

A criatividade é convidada especial quando o assunto é leitura de historias infantis, como explica a professora de Educação Infantil, Gabriela Pereira “O tempo que tenho com meus alunos é bem  equeno, então preciso de criatividade para aproveitar a energia deles durante as aulas. Por isso, na hora da leitura deixo-os bem a vontade para opinar sobre o que quem ouvir, ou como preferem, as historinhas”.

Sobre os materiais de leitura a professora ainda completa: “é preciso dinamizar, atualmente temos um material vasto nesse assunto, então eu utilizo além dos livrinhos tradicionais que não podem faltar, CDs de historinhas e músicas. Livros em alto relevo também são bem interessantes, no final é tudo muito divertido até pra mim”

Com a leitura de importantes clássicos, como o Sítio do Picapau
Amarelo, de Monteiro Lobato, as crianças podem
conhecer melhor o mundo da escrita

O incentivo a leitura, e a inclusão das crianças no mundo lúdico das histórias e brincadeiras infantis, têm atingido proporções maiores com o passar do tempo.

Bebeteca

Com um novo olhar destinado a educação infantil, pretende-se que principalmente as creches não sejam apenas mais um lugar em que as crianças são deixadas pelos pais ao irem trabalhar, mas que tenham a preocupação de entreter os bebês e crianças até três anos de idade de diferentes formas e com um caráter educacional. Muitas bebetecas estão sendo implantadas também em algumas escolas de Ensino Infantil.

É na bebeteca, que são proporcionadas as primeiras experiências sensoriais em que os estímulos afetivos tornam-se essenciais para que a criança estabeleça com o livro uma relação de prazer e o veja como objeto de sua rotina.

Em países como a Colômbia, Espanha e Chile, são uma febre. Já no Brasil esse projeto está surgindo timidamente. Esse trabalho além de apresentar reflexões sobre aspectos como o desenvolvimento infantil e a integração dos pais nesse período, define o perfil dos usuários das bebetecas.

A interação do Educador ultrapassa as atividades de elaboração e organização de atividades. Para que o envolvimento dos pequenos nas bebetecas seja realmente proveitoso, é preciso que haja um empenho permanente de todos envolvidos em tornar os resultados obtidos durante o período em que ficam na bebeteca.

Questionada sobre a importância de uma bebeteca, a psicóloga Claudia de Sousa explica que “quanto mais cedo a criança ou o bebê, no caso, tiver contato com elementos lúdicos ou algo que o inspire e aguce a sua curiosidade, mais rápido ele vai absorver informações importantes para entender as coisas que acontecem ao seu redor e se situar mais rápido também”.

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